quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Gangsta Rap e as Prisões Privadas: A Reunião Secreta que Mudou o Destino da Música Rap!


Teria sido o Gangsta Rap criado para aumentar a criminalidade e o número de presos em presídios privados? Uma carta anonima, que foi primeiro divulgada no site hiphopisread.com e a qual traduzi abaixo, descreve como uma reunião com figurões da indústria fonográfica para deturpar as origens do rap, de ativismo e justiça social, criando um novo gênero musical com base na criminalidade e no uso de drogas. De acordo com a wikipedia, o Gangsta Rap "também é conhecido pelas acusações, de promover crimes como assassinato, tráfico de drogas; além da promoção do machismo, promiscuidade, preconceito, vandalismo, violência desnecessária e desrespeito às autoridades." Seria esta carta uma invenção ou a mais pura realidade? Leia o texto abaixo e tire suas próprias conclusões.
--------------------------------------------------------------------------
Olá,
Depois de mais de 20 anos, eu finalmente decidi contar ao mundo o que eu testemunhei em 1991, o que eu acredito que foi uma das maiores viradas na música popular, e em última análise, na sociedade americana. Tenho lutado por muito tempo pesando os prós e contras de tornar esta história pública, pois eu estava relutante em envolver as pessoas que estavam presentes naquele dia. Então eu simplesmente decidi deixar de fora os nomes e todos os detalhes que poderiam por em risco o meu bem estar pessoal e daqueles que foram, como eu, arrastado para algo que eles não estavam preparados.

Entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, eu era o que você poderia chamar de "um tomador de decisões" em uma das empresas mais estabelecidas na indústria da música. Eu vim da Europa no início dos anos 80 e rapidamente me estabeleci no negócio. A indústria era diferente naquela época. Como a tecnologia e meios de comunicação não eram tão acessíveis para as pessoas como elas são hoje, a indústria tinha mais controle sobre o público e tinha os meios para influenciá-los de qualquer maneira que queria. Isto pode explicar porque no começo de 1991, fui convidado para participar de uma reunião a portas fechadas com um pequeno grupo de iniciados do negócio da música, para discutir os novos rumos da música rap. Mal sabia eu que seria convidado a participar de uma prática de
negócio mais anti-ética e destrutiva que eu já vi.

A reunião foi realizada em uma residência privada nos arredores de Los Angeles. Lembro-me que estavam entre 25 a 30 pessoas, sendo que em sua maioria rostos familiares. Falando com aqueles que eu conhecia, nós brincamos sobre o tema da reunião, pois muitos de nós não ligava para música rap e não conseguia enxergar a finalidade de ser convidado para uma reunião privada para discutir o seu futuro. Entre os participantes estava um pequeno grupo de rostos desconhecidos que ficaram mais distantes e não fizeram nenhuma tentativa de socializar além de seu círculo. Com base em seu comportamento e aparências formais, eles não pareciam estar em nossa indústria. Nossa conversa informal foi interrompida quando fomos convidados a assinar um termo de confidencialidade que nos impedia de discutir publicamente as informações apresentadas durante a reunião. Não é nem preciso dizer que isto nos deixou intrigados, em alguns casos até mesmo perturbou muitos de nós. O acordo era apenas de uma página, mas muito claro sobre o assunto e afirmava que as consequências que para quem violasse os termos resultaria na rescisão do emprego. Perguntamos a várias pessoas qual era a razão para todo este segredo, mas não conseguimos encontrar ninguém que tivesse respostas para nós. Algumas pessoas se recusaram a assinar e sairam. Ninguém os impediu. Fiquei tentado a seguí-los, mas a curiosidade foi mais forte. Um homem que fazia parte do grupo de "desconhecidos" recolheu os acordos de confidencialidade.

Logo após o início da reunião, um dos meus colegas da indústria (que irá permanecer anônimo assim como todos os outros participantes da reunião) nos agradeceu pela participação. Ele então deu a palavra a um homem que só se apresentou pelo primeiro nome e não deu mais detalhes pessoais. Eu creio que ele era o proprietário da residência, mas isto nunca foi confirmado. Ele elogiou brevemente a todos nós pelo sucesso que tínhamos alcançado em nossa indústria e felicitou-nos por termos sido selecionados como parte deste pequeno grupo de "tomadores de decisão". Neste ponto eu comecei a me sentir um pouco desconfortável com a estranheza desta reunião. O assunto mudou rapidamente quando o orador passou a nos dizer que as respectivas empresas que representávamos tinham investido em um setor muito lucrativo que poderia se tornar ainda mais gratificante com a nossa ativa participação. Ele explicou que as empresas para as quais nós trabalhávamos tinham investido milhões na construção de prisões privadas e que as nossas posições de influência na indústria da música poderia realmente impactar a rentabilidade desses investimentos. Lembro-me de muitos de nós no grupo imediatamente olhamos uns para os outros confusos. Na época, eu não sabia o que era uma prisão privada, mas eu não era o único. Alguém perguntou o que eram estas prisões e o que elas teriam a ver conosco. Fomos informados de que essas prisões foram construídas por empresas estatais em caráter privado e que recebiam financiamento do governo com base no número de presos. Quanto mais detentos, mais dinheiro o governo iria pagar por estas prisões. Foi também deixado claro para nós que já que estas prisões eram de propriedade privada, quando elas abrissem seu capital, seríamos capazes de comprar suas ações. A maioria de nós ficou surpreso com isso. Mais uma vez, algumas pessoas perguntaram o que isso tinha a ver com a gente. Neste ponto, o meu colega da indústria fonográfica que abriu a reunião tomou a palavra novamente e respondeu nossas perguntas. Ele nos disse que já que os nossos empregadores se tornaram investidores silenciosos neste negócio de prisão, e agora era do seu interesse se certificar que estas prisões ficassem cheias. Nosso trabalho seria ajudar isto acontecer pelo marketing da música que promovesse o comportamento criminal, e o rap seria a música escolhida. Ele nos garantiu que essa seria uma ótima situação para nós, porque a música rap estava se tornando um mercado cada vez mais lucrativo para as nossas empresas, e como empregados, nós também seríamos capazes de comprar ações pessoais nestas prisões. Imediatamente, o silêncio tomou conta da sala. Você poderia ouvir um alfinete cair. Lembro-me de olhar em volta para me certificar de que não estava sonhando e vi metade das pessoas com queixo caído. Minha estupefação foi interrompida quando alguém gritou: "P***a, Isto é uma piada?". Neste momento as coisas tornaram-se caóticas. Dois dos homens que faziam parte do grupo de "desconhecidos" agarraram o homem que gritou e tentaram removê-lo da casa. Alguns de nós, incluindo eu mesmo, tentaram intervir. Um deles puxou uma arma e todos nós recuamos. Separaram-nos da multidão e todos os quatro de nós foram escoltados para fora. Meu colega da indústria, que inicialmente havia aberto a reunião, saiu correndo ao nosso encontro e nos lembrou que assinamos um acordo e sofreríamos as conseqüências se falássemos sobre o assunto publicamente ou mesmo com aqueles que participaram da reunião. Eu perguntei por que ele estava envolvido com algo tão corrupto e ele respondeu que isto era maior do que o negócio da música e não era algo que gostaríamos de desafiar sem arriscar as consequências. Nós todos protestamos enquanto ele caminhava de volta para casa eu lembro palavra por palavra a última coisa que ele disse: "Está fora de minhas mãos agora. Lembrem-se vocês assinaram um acordo". Ele então fechou a porta atrás dele. Os homens nos apressaram até nossos carros e realmente ficaram vigiando até que partimos.

Um milhão de coisas passaram pela minha mente enquanto eu dirigia de lá e eu finalmente decidi parar e estacionar em uma rua lateral, a fim de organizar meus pensamentos. Eu repassei tudo em minha mente várias vezes e tudo parecia muito surreal para mim. Eu estava irritado comigo mesmo por não ter tido um papel mais ativo em questionar o que havia sido apresentado para nós. Eu gostaria de acreditar que o choque de tudo é o que suspendeu o meu melhor a natureza. Depois do que pareceu uma eternidade, eu era capaz de me acalmar o suficiente para fazer isso em casa. Eu não falar ou chamar alguém naquela noite. A volta no dia seguinte no escritório, eu estava visivelmente distante, mas culpei o mal tempo. Ninguém mais no meu departamento tinha sido convidado para a reunião e eu senti um sentimento de culpa por não ser capaz de compartilhar o que eu havia testemunhado. Eu pensei sobre como contatar os outros 3 que foram expulsos da casa, mas eu não lembrava de seus nomes e imaginei que procurá-los provavelmente iria trazer atenção indesejada. Eu pensei em falar publicamente arriscando perder o meu emprego, mas eu percebi que provavelmente estaria prejudicando mais do que o meu trabalho e eu não estava disposto a arriscar que qualquer coisa acontecesse com minha família. Eu pensei sobre aqueles homens com armas e me perguntei quem seriam eles? Disseram que isto era maior do que o negócio da música e tudo que eu podia fazer era deixar minha imaginação correr livre. Não houve respostas e ninguém para conversar. Eu tentei fazer um pouco de investigação sobre prisões privadas, mas não descobri nada sobre o envolvimento da indústria da música ". No entanto, a informação que eu descobri confirmou o quão perigoso era esse negócio de prisão privada realmente era. Dias se transformaram em semanas e semanas em meses. Eventualmente, era como se a reunião tivesse acontecido. Tudo parecia surreal. Tornei-me mais recluso e parou de ir a todos os eventos da indústria, a menos que fosse profissionalmente obrigado a ir. Em duas ocasiões, eu me vi frequentando o mesmo evento que o meu ex-colega. Ambas as vezes, nossos olhos se encontraram, mas nada mais foi trocado.

À medida que os meses passavam, a música rap tinha definitivamente mudado de direção. Eu nunca fui um fã dela, mas até mesmo eu poderia dizer a diferença. Raps que falavam sobre política ou diversão inofensiva foram rapidamente desaparecendo enquanto o gangsta rap começou a dominar as ondas do rádio. Apenas alguns meses haviam se passado desde a reunião, mas eu suspeito que as idéias apresentadas naquele dia foram implementadas com sucesso. Era como se a ordem tivesse sido dada diretamente para todos os executivos das grandes gravadoras. A música rap foi subindo nas paradas e a maioria das empresas da música queria capitalizar sobre ela. Cada uma foi produzindo seus gangsta rapnuma "linha de montagem". Todos caíram na história, incluindo os consumidores. Violência e drogas tornaram-se um tema central na maioria das músicas rap. Falei com alguns dos meus colegas na indústria, para obter as suas opiniões sobre a nova tendência, mas me diziam repetidamente que era apenas questão de oferta e demanda. Tristemente, muitos deles ainda disseram que a música reforçava os seus preconceitos em relação às minorias.

Eu oficialmente deixei a indústria da música em 1993, mas meu coração já tinha saído meses antes. Eu quebrei os laços com a maioria dos meus colegas e me removi desta coisa que um dia eu já havia amado. Eu tirei umas férias, voltei para a Europa por alguns anos, e vivi uma vida "tranquila" longe do mundo do entretenimento. Conforme os anos se passaram, eu consegui manter meu segredo, com medo de compartilhá-lo com a pessoa errada, mas também um pouco de vergonha de não ter tido a coragem de denunciar esta conspiração. Mas a medida que o rap piorava minha culpa aumentava. Felizmente, no final dos anos 90, tendo a internet como um recurso que não estava à minha disposição nos primeiros dias se tornou mais fácil para mim investigar o que agora se chama o complexo prisional industrial. Agora que tenho uma maior compreensão de como as prisões privadas operam, as coisas fazem mais sentido do que nunca. Eu vejo como a criminalização da música rap desempenhou um importante papel na promoção de estereótipos raciais e desorientou tantas mentes jovens impressionáveis a adotar esses comportamentos criminosos glorificados que muitas vezes levam à prisão. Vinte anos de culpa é um fardo pesado para carregar, mas o mínimo que posso fazer agora é dividir a minha história, esperando que os fãs de música rap percebam como foram usadas nas últimas duas décadas. Embora eu pretenda manter o anonimato por razões óbvias, meu objetivo agora é levar esta informação para tantas pessoas quanto for possível. Por favor me ajude a espalhar a verdade. Possivelmente outros que participaram do encontro de 1991 serão inspirados a também contar suas próprias histórias. Mais importante ainda, se apenas uma vida tiver sido tocada por minha história, eu rezo para que isto faça com o que o peso de minha culpa seja um pouco mais tolerável.

Obrigado.
------------------------------

Atualização: Hoje li um artigo chamado "Private Prison Corporations Are Slave Traders", ou "Corporações de Prisão Privada São Mercadores de Escravo", e achei que tinha a ver com este tópico. O artigo fala sobre a "Corrections Corporation of America" ou CCA, a maior empresa privada de prisões dos EUA, e de como esta empresa acreditava que o momento da crise era uma oportunidade histórica para lucrar. Fui dar uma pesquisada sobre esta empresa, e em uma página com perguntas e respostas para investidores achei o seguinte histórico da empresa:

A oferta pública inicial da CCA foi em outubro de 1986 na NASDAQ sob o símbolo CCAX. O número inicial de ações foi de 2 milhões, a um preço de 9 dólares por ação. Em dezembro de 1994 a CCA lista suas ações na NYSE, sob o símbolo CXC.
Em julho de 1997 o Prison Realty Trust é formado, sendo negociado na NYSE (bolsa de valores de Nova York) sob o símbolo PZN.
Em janeiro de 1999, todas as ações da CCA estoque foram convertidas para PZN.
Em 1º de outubro de 2000 PZN recombina a CCA e PZN como uma única empresa operacional deixando sua estrutura REIT (designação de impostos para entidades coorporativas investindo no mercado imobiliário) para uma C-Corporation e reassume o nome Corrections Corporation of America e começa a ser negociadas na NYSE sob o símbolo CXW.A CCA abriu seu capital na NASDAQ em 1986 e em 1994 na bolsa de Nova York, seria esta então a empresa que o texto fala, ou o fato de já estar na NASDAQ desde 1986 quer dizer justamente o contrário?

Coloco abaixo um gráfico do valores das ações que apesar de não mostrar o início dos anos 90, mostra que até 98 houve um grande crescimento nos valores das ações desta empresa, indicando que os anos 90 foram os anos de ouro para a indústria das prisões privadas. Algo a ver com a suposta conspiração do Gangsta Rap? Quem sabe...



Fontes: http://www.anovaordemmundial.com/
HipHop is Read: The Secret Meeting that Changed Rap Music and Destroyed a Generation

Nenhum comentário:

Postar um comentário